Segundo informações do jornal Correio, a decisão de mudar suas operações está alinhada com a estratégia de consolidar as atividades das empresas, buscando uma localização mais próxima à cadeia de suprimentos para facilitar o atendimento à demanda do mercado brasileiro.
A transferência das operações está programada para iniciar logo após o Carnaval, na segunda quinzena de fevereiro, e espera-se que seja concluída até o final deste ano. A empresa afirmou estar em discussão com os trabalhadores, por meio do sindicato, para oferecer apoio e estudar iniciativas que facilitem a recolocação no mercado de trabalho para aqueles afetados pela mudança.
A fábrica de cadeados chegou a empregar mil pessoas em Salvador. Após ser adquirida pelo grupo sueco Assa Abloy em 2015, os planos de expansão foram anunciados, com o objetivo de transformar a unidade soteropolitana em um polo exportador e ampliar o portfólio de produtos fabricados.
A Papaiz, de origem italiana, foi fundada no Brasil em 1952, sendo pioneira na introdução do conceito de estilo e design no segmento de cadeados e fechaduras residenciais.

